Projeto Memorias

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

ANTÔNIO JURACI SIQUEIRA


ANTÔNIO JURACI SIQUEIRA (Antônio Juraci Almeida Siqueira) é paraense, nascido na localidade de Cajary, município de Afuá, no estado do Pará, em 28 de outubro de 1948. Poeta, contista e autor de títulos infantojuvenis, Antônio Juraci também trabalha como professor de Filosofia da rede pública estadual de ensino, estando atualmente lotado como técnico no Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares – SIEBE/ SEDUC.

É detentor de mais de 200 prêmios em sua caminhada pela Literatura. Entre estes podemos destacar: Vencedor do I Concurso Literário de Temática Regional, gênero poesia, com o livro Piracema de Sonhos (Secdet, 1985); vencedor do I Concurso CATA de Literatura - Poesia (sem data);  vencedor do II Concurso CATA de Literatura – Contos (sem data); vencedor do Edital de Literatura Infanto-Juvenil da Secult, 2008, selo “Imagina Só!”, com o livro sobre a fauna Amazônia para crianças, “Paca, Tatu, Cutia não!”; vencedor do Edital de Música da Secult, edição 2009, com “Que Ritmo é Esse, Juraci?”; vencedor do Prêmio IAP de Edições Culturais em Literatura de Cordel, 2010; vencedor do prêmio Edição “Patativa do Assaré” de Literatura de Cordel, Funarte, 2010.

Autor de muitos livros, destaca-se na extensa produção de Antônio Juraci os livros de Poesia e aqueles voltados para o público jovem, a saber: “Verde Canto” (1981), “Travesseiro de Pedra” (1986), “Piracema de Sonhos” (1987), “Canto Caboclo” (2008), “Incêndios e naufrágios” (2008), estes em Poesia; “Paca, Tatu; cutia não!” (2008), “O Bicho Folharal” (2013), “O menino que ouvia estrelas e se sonhava canoeiro” (2010), “O chapéu do boto” (2013), “Com amor e devoção” (2013).

Sobre os textos de Antônio Juraci Siqueira já comentaram diversos críticos:



“Antonio Juraci Siqueira não é apenas um poeta regional, no sentido amesquinhado do termo. Ao beber da água pura e cristalina que brota do fundo dos tempos e das tradições amazônicas, o artesão de sonhos Antonio Juraci Siqueira - o boto de nossas letras - utiliza-se do código universal da poesia, seduzindo corações e mentes do mundo inteiro.”

                                                                                                          Nicodemos Sena - São Paulo

***

“Recebi o Piracema de Sonhos, apanhados numa rede belamente tecida, malha de fios de Ariadne, ou melhor, cabelos de Iara... que você canta o que é nosso, nosso chão e nossas coisas, nossas ânsias e abundâncias. Quisera pegar uma cambada em cada mão, empunhar pro alto e mostrar pra essa malta de arrivistas semicultos, que maltratam essa terra, que a peixeira do caboclo é tão firme e tão poderosa como a lança guerreira de Dom Quixote. E enfrentar numerosíssimos e poderosíssimos exércitos com uma cambada em cada mão, recitando, por exemplo, estes versos:

                                                           Eu tenho mil irmãos e todos eles

                                                           conhecem o corpo e a alma deste chão.”

                                                                                                                 Vicente Salles - Brasília – DF

***

“Seu texto alonga-se em versos que se assemelham a um jorro volumoso d’água, correndo em cascata, subindo com as marés. De tal maneira flui o seu poema, contando o drama das  gentes, os marulhos e o lamento ancestral, que não é possível permanecer isento diante de sua palavra desbragada, mas que ao mesmo tempo apresenta saldos precisos neste inconter-se, neste desmedir-se e alternar-se entre o verso jorrante e a organização verbal.”

                                  

                                                                                                        Reivaldo Vinas - Belém / PA



 ***

Piracema de Sonhos já indica a característica regional da poética aí registrada. Centelhas da inspiração. Absorção rítmica de fatos, lendas, mitos; vocabulário típico. Amazoniza-se a poesia no rendado do verso. O autor sabe dizer, sabe seduzir o leitor. Encanta-se em Construtor de Sonhos, sentimentaliza-se em Caminheiro Real, universaliza-se em Calidoscópio, fataliza-se em Águas de Março, sempre com mestria, cadência de rede, vozes do coração.”

                                                                                            Abguar Bastos - São Paulo / SP

***

“Antonio Juraci Siqueira é um dos mais importantes trovadores do Brasil. É pela trova que seu talento se expressa de modo peculiar e original. Todavia, o poeta encontra, em outras formas poéticas, meio e finalidade de sua expressão, sem nunca no entanto, perder a simplicidade de expressão e clareza na forma.”

                                                                                     João de Jesus Paes Loureiro

2 comentários: