Projeto Memorias

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Paulo Nunes



Paulo Nunes (Paulo Jorge Martins Nunes) nasceu em Santa Maria de Belém do Grão-Pará em 18 de julho de 1964. Levou a sério o nome que lhe escolheram seus pais: Paulo, “pequeno”, Jorge, “agricultor”, daí o “pequeno agricultor”, expressão que usa como metáfora de suas ocupações com as palavras: ora em estado de saberes e sabenças (é professor), ora em estado de encantamento (poeta).

Pesquisador da Universidade da Amazônia, ocupa-se de “Literatura Brasileira de Expressão Amazônica” e de “Literatura e Negritude”. Defendeu dissertação (UFPA) e tese (PUC Minas), ambas sobre o romancista Dalcídio Jurandir. Escreve para diversos sítios e revistas literárias e acadêmicas do Brasil. Autor da trilogia de poemas infanto-juvenis sobre Belém: Banho de Chuva (6 edições), O Mosquito qu’Engoliu o Boi (2 edições) e Baú de Bem Querer, entre outros. É autor também de Ou: poemas não são Linguagens, 2007. Participou, na década de 90 (séc. XX), do projeto “O Escritor na Cidade” da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.



LIVROS PUBLICADOS

PROSA - Contos: “Água de Moringa” (2005); “Fios de Meada” (bilíngue, português e francês, 2008). Infantojuvenis: “Banho de Chuva”(5 ed., 2010); “O Mosquito qu’engoliu o boi” (2 ed., 2005, livro selecionado para o Salão de livro Infanto-Juvenil de Saint-Dennis-Senne, Canadá); “Baú de bem-querer”(2006, indicado ao Jabuti de 2006 como melhor ilustração).

POESIA -  “Ou: poemas não são linguagens” (2007).

Nenhum comentário:

Postar um comentário