Projeto Memorias

segunda-feira, 25 de março de 2013

AUGUSTO MEIRA FILHO


          Augusto Ebremer de Bastos Meira nasceu em Belém no ano de 1915, vindo a falecer na mesma cidade em 1980. Filho do poeta Augusto Meira. Estudou no Instituto Nossa Senhora de Nazaré e fez o curso ginasial no Ginásio Paes de Carvalho. Formou-se em engenharia na Escola de Engenharia do Pará, em 1938. Foi Secretário da Assembleia Legislativa do Pará em 1935. Em 1943, foi nomeado diretor do Serviço Estadual de Água (hoje Cosanpa) fazendo inúmeras melhorias nos mananciais do Utinga e Água Preta, além da rede de bombeamento e distribuição. 
 
        Foi vereador por Belém e chegou à presidência da Câmara Municipal, onde conseguiu aprovação para vários projetos de preservação arquitetônica e paisagística de Belém. Foi membro da Academia Paraense de Letras. Sua contribuição literária é diversificada e vasta. Em seus poemas sempre exaltava a cidade de Belém, tendo recebido o título de “Namorado de Belém”. Ainda que poeta moderno, não deixou de lado o soneto, onde cantou sua cidade e reprimiu aos que a dilapidavam.

Publicações:
Ensaios - Evolução Histórica de Belém do Grão-Pará, 2 volumes, 1976; Mosqueiro — Ilhas e Vilas, Belém, 1978; Contribuição à História de Belém; Bi-Secular Palácio de Landi, 1973; Meu canto de Rua, 1980.

Nenhum comentário:

Postar um comentário