Projeto Memorias

segunda-feira, 25 de março de 2013

GEORGENOR FRANCO

Georgenor de Souza Franco nasceu em Belém do Pará em 1919 e faleceu na mesma cidade em 1985. Estudou sempre na sua cidade. O curso ginasial foi feito no Ginásio Paes de Carvalho. Iniciou na imprensa em 1938, quando escreveu para a coluna literária da Folha Vespertina, era encarregado das Notas Mundanas (pioneiro das colunas sociais). Também foi diretor-secretário da revista Amazônia e colaborador dos jornais paraenses da época: A Província do Pará, O Liberal, Flash, A Vanguarda, Estado do Pará, Folha do Norte, Imparcial e Jornal do Dia. Também escreveu para jornais fora do Pará: Jornal das Letras, O Globo, Correio da Manhã, O Jornal e Jornal do Comércio no Rio de Janeiro; em São Paulo na Gazeta de São Paulo e no jornal A Tarde; O Povo (Fortaleza) e Diário (Poços de Caldas, MG). Além disso, escreveu para publicações em Portugual.
Foi o terceiro Príncipe dos Poetas e ex-presidente da Academia Paraense de Letras, onde se tornou imortal em 1946. Além de poeta, escrevia contos, crônicas e artigos. Na área jornalística, começou como revisor no jornal Folha do Norte, para se tornar depois repórter e colunista.
Foi membro do Instituto Histórico e Geográfico do Pará e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Pará. Exerceu funções públicas extremamente importantes, tais como: Secretário Geral do Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura do Pará, oficial de gabinete do Governo do Estado do Pará, Secretário e Estado de Governo (1979/1982). Foi fértil sua contribuição para a Literatura Paraense, recebendo prêmios, medalhas, diplomas e comendas por sua qualidade literária.

Publicações:
Contos e Crônicas – Ouro e Lama; Poeira da minha estrada.
Ensaios - Uma História para a História; Poesia sem Príncipe; Paulo Maranhão, de Torneiro de Metais a Mestre de Estilo; Sonhos de um Poeta, Ferreira de Castro e a Amazônia.
Poesia - Poemas dentro da Noite; Rosa da Noite, Mensagem sem Endereço; A Redenção de um Grande Sofredor Resignado; Noite dos Destinos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário