Projeto Memorias

segunda-feira, 25 de março de 2013

ILDEFONSO GUIMARÃES

Ildefonso Guimarães nasceu no dia 23 de janeiro de 1919 em Santarém, mas foi criado em Óbidos, cidade que foi sua principal inspiração de amor nos livros que escreveu. Faleceu em Belém no dia 27 de julho de 2004.
Foi escritor e jornalista. Ildefonso estudou até o quinto ano primário. Com dezoito anos, entrou para o Exército. Autodidata, aprendeu muito lendo livros e pesquisando. Falava espanhol e francês, línguas que aprendeu longe das salas de aula. A língua espanhola, por exemplo, aprendeu quando serviu na fronteira do Brasil com a Colômbia, na cidade de Tabatinga. Já o francês, conseguiu aprender com uma amiga, em Óbidos. Em pouco tempo, já estava lendo as grandes obras da literatura francesa e escrevia no idioma.
Como jornalista, escreveu para o jornal “A Província do Pará” por décadas. Foi eleito para a Academia Paraense de Letras e deixou uma obra que ficará como herança para todos que apreciam literatura. Hoje, Ildefonso Guimarães dá nome ao Selo Literário da Fundação Tancredo Neves, que publica obras inéditas e republica obras clássicas de autores paraenses.

Publicações:
Crônicas - Crônicas de Rua, 2011.
Contos - Histórias sobre o Vulgar, 1963; Senda Bruta, 1965; Contos Recontados, 1989.
Romance - Os Dias Recurvos, s/d.
Ensaios - Coisas da Maçonaria, 1989.

2 comentários:

  1. Cada vez que leio os contos de Ildefonso Guimarães, mais gosto de seu estilo.

    ResponderExcluir
  2. Um gradne escritor, jornalista dos melhores; agradeço a José Arthur Bogéa por mo tê-lo apresentado

    ResponderExcluir