Projeto Memorias

segunda-feira, 25 de março de 2013

PAULO PLÍNIO ABREU

-->
Paulo Plínio Baker de Abreu nasceu em Belém no dia 19 de junho de 1921 e faleceu na mesma cidade em 05 de setembro de 1959. Integrou a chamada geração de ouro junto a Mario Faustino, Benedito Nunes, Max Martins entre outros.
Foi poeta e professor do ensino superior, tradutor de textos de Rilke e T. S. Eliot. Para Amarilis Tupiassu, professora e escritora, Paulo Plínio criou uma arte poética “voltada a compreender, surpreender, melhor dizendo, as razões de ser do indivíduo, de existirem as coisas, de constituir-se como fatalidade e ocasionalidade da condição humana”.
Segundo o professor Francisco Paulo Mendes, a vida literária de Paulo Plínio Abreu foi muito pouco divulgada, principalmente devido ao temperamento do autor. Segundo o professor, Paulo Plínio não foi muito conhecido enquanto autor no meio literário, pois os que o admiravam e sabiam ser ele poeta eram muito poucos, na maioria das vezes seus amigos. Alguns dos seus poemas foram publicados em jornais e revistas da época e constituíam sua únicas manifestações de suas produções poéticas, pois embora tenha preparado um pequeno livro de poemas, não chegou a publicá-lo.

Publicações: Poesia (2ª edição), 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário