Projeto Memorias

segunda-feira, 25 de março de 2013

EDYR PROENÇA


           Edyr de Paiva Proença nasceu em Belém no dia 19 de maio de 1920. Foi escritor, letrista, advogado, bancário, jornalista, cronista e radialista. Cursou o primário nas escolas Arthur Bernardes e Floriano Peixoto e concluiu o secundário no Colégio Moderno. Mais tarde, cursou a Faculdade de Direito do Pará, concluindo esta em 1943.

        Iniciou a carreira de jornalista como repórter esportista, no extinto “O Estado do Pará”. Em 1942, redigia o noticiário da Rádio Clube do Pará, da qual foi superintendente do departamento esportivo. No ano de 1946, passou a trabalhar como locutor esportivo na Rádio Clube, local em que permaneceu por vinte anos.

      Edyr trabalhou também como redator esportivo para os jornais “A Vanguarda”, “Folha do Norte”, “Flash”, “O Liberal” e a “Província do Pará”. No jornal “O Liberal” escrevia uma coluna, intitulada “Rodapé”. Como bancário, Edyr Proença trabalhou no então “Banco de Crédito da Amazônia”.

            Em 1973, compôs o samba “Amor perfeito”, em parceria com sua esposa Celeste e o seu filho Edyr Augusto. Este samba somente foi gravado em 1994 por Macca Maneschy. Em 1975, compôs o samba “Barca da nostalgia” com João de Jesus Paes Loureiro. Neste mesmo ano, a Universidade Federal do Pará fez o lançamento do LP “Edyr Proença”, da série Música e Memória-volume I.

       Algumas das músicas mais marcantes na carreira do cantor foram: Festança; Pororoca; Ana Luiza; Bom dia meu amor; Rua do Poeta; Belém que é Nazaré; Última oração; Meu canto de amor por Belém; Bar do Parque; Momento amazônico; Bom dia Belém; e Amor imperfeito. Fez ainda parcerias com compositores como Ruy Barata, com destaque para a música “A serpente”.

          Nos anos 90, dirigiu o Museu da Imagem e do Som do Pará. Faleceu no ano de 1998. Hoje, o artista dá nome ao Hall localizado no 4º andar do Centur, da Fundação Tancredo Neves, espaço que recebe frequentemente exposições de arte de diversos artistas paraenses.


Publicações:

Crônicas – Coisas do Futebol, 1988; Nem Pelé, nem Romário, nem nada, sem data.

Nenhum comentário:

Postar um comentário