Projeto Memorias

segunda-feira, 25 de março de 2013

CAUBY CRUZ


Nasceu em Belém no ano de 1926 e faleceu na mesma cidade no ano de 1966. Era filho do renomado historiador Ernesto Cruz. Formado pela Faculdade de Direito do Pará, foi jornalista e escritor, dedicando-se à crônica, mas sendo um excelente poeta. Em 1950 foi considerado um dos dez melhores poetas modernistas do Pará, segundo promoção feita pelo suplemento literário do jornal Folha do Norte. Na Academia Paraense de Letras, seu livro A Palavra Esquecida recebeu Menção Honrosa no Concurso Vespasiano Ramos. Em 1955 teve seu livro Os Elementos do Verbo editado pela gráfica Olímpica e lançado pela Editora Livros de Portugal, no Rio de Janeiro.
Era um poeta sensível, apreciador de grandes autores da Literatura Brasileira e Mundial. Machado de Assis e Marques Rebelo eram seus preferidos. Mas, também, apreciava Manoel Bandeira, Rimbaud, Camus e Kafka. Na música, admirava Bach, Beethoven e Debussy como compositores.

Publicações:
Poesia — A Palavra Esquecida, s/data; Os Elementos do Verbo, s/data.

2 comentários:

  1. Informo ao Sistema Municipal de Bibliotecas Escolares, como filha do escritor e poeta Cauby Cruz que essa pessoa da fotografia não é o meu pai. Gostaria de em algum momento ser contactada por essa Biblioteca para troca de informações sobre a vida do escritor.

    ResponderExcluir
  2. A data de falecimento é errada e a foto não é de Cauby cruz

    ResponderExcluir