Projeto Memorias

segunda-feira, 25 de março de 2013

JOSÉ COUTINHO DE OLIVEIRA

José Coutinho de Oliveira nasceu na cidade de Belém do Pará em 19 de outubro de 1887 e faleceu na mesma cidade a 6 de julho de 1965. Seus pais constituíram um enorme núcleo familiar, sendo que José era o mais velho dentre 11 irmãos.
Foi pesquisador, escritor, professor e jornalista, nesta área tendo trabalhado no Jornal do Brasil, no Rio de Janeiro, na Folha do Norte e em A Província do Pará, estes dois últimos na capital paraense. Intelectual dos mais respeitados, Coutinho de Oliveira integrou a Academia Paraense de Letras e a Comissão Paraense do Folclore.
No ano de 1920, Coutinho de Oliveira casou-se com Alice da Costa Almeida; deste casamento nasceram nove filhos.
O escritor também atuou no magistério, passando por inúmeras instituições de ensino do Pará, seja do nível médio ou superior. Também trabalhou no serviço público federal (Banco da Borracha, hoje Banco da Amazônia S/A; Superintendência do Plano de Valorização da Amazônia (SPEVEA), hoje Agência de Desenvolvimento da Amazônia (ADA) e em instituições privadas da região.

Publicações:

LendasLendas Amazônicas, 1916; Folclore Amazônico – Lendas, 1951; Folclore Amazônico – sentenças populares e adivinhas, 1965; Imaginário Amazônico, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário