Projeto Memorias

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

ARTHUR CÉZAR FERREIRA REIS





Nasceu em 08 de janeiro de 1906 na cidade de Manaus e faleceu na cidade do Rio de Janeiro em 07 de fevereiro de 1993. Filho do jornalista Vicente Reis e de Emília Ferreira Reis. Formou-se em Direito, iniciando seu curso na Faculdade de Direito do Pará e concluindo na Faculdade de Direito do Rio de Janeiro, em 1927. Em 1939 veio para Belém residir e lecionou nos colégios Progresso Paraense, Moderno e Nossa Senhora do Carmo, também colaborou nos jornais “O Estado do Pará” e “Folha do Norte”
Era professor, cientista, político, pesquisador, historiador, historiógrafo, advogado, jornalista, membro de várias academias e sociedades nacionais e internacionais. A maioria de suas obras retratam sua terra amada, a Amazônia, e sua gente. Sempre teve a preocupação de verificar e constatar a veracidade dos fatos, passando ao leitor a certeza de estar diante de um cientista e historiador que busca nos fatos do passado a relação com o presente e a projeção para o futuro. Com uma farta publicação de algumas dezenas de livros, sempre ligados, direta ou indiretamente, à temática amazônica.
Foi Superintendente do Plano de Valorização Econômica da Amazônia (embrião da atual SUDAM), Diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA/CNPq, Delegado do Brasil em várias Conferências de âmbito internacional; Governador do Estado do Amazonas.
A vida pública e a vida intelectual de Arthur Cézar Ferreira Reis ajustam-se e valorizam-se de maneira recíproca. Seu êxito político é a comprovação da inteligência e do preparo.

“A Amazônia, nos dias que se seguiram à sua incorporação ao Império viveu uma experiência dura. A incorporação não fora realizada facilmente. O elemento português não se decidira a ceder, acompanhando o pronunciamento do príncipe dom Pedro. Ao contrário, resistira o quanto pudera. Por todos os meios ao seu alcance, tentara reter em suas mãos a região. A força das armas, dera a impressão de que alcançara êxito.”
Os Ingleses sugerem a secessão (in Síntese da História do Pará)


Publicações
Historia do Amazonas – Manaus, 1931; Manaus e outras vilas – Manaus, 1934; A Política de Portugal no Vale Amazônico – Belém, 1939; Lombo D´Almada, um estadista colonial – Manaus, 1940; Paulistas da Amazônia, e outros ensaios – Rio, 1941; D. Romualdo de Souza Coelho – Belém, 1941; Síntese da História do Pará – Belém, 1942; História de Óbidos – Rio, 1945-1949; Limites e demarcações na Amazônia Brasileira, 4 vols. – Rio, 1947/48/59; Monte Alegre, Aspectos de sua formação – Belém, 1950; A Amazônia que os portugueses revelaram ao mundo – Rio, 1957; Guia histórico dos municípios do Pará – Rio, 1958; Amazônia e o mundo atual – Rio, 1967; Santarém, seu desenvolvimento histórico – Rio, 1979.

Nenhum comentário:

Postar um comentário