Projeto Memorias

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

PAULINO DE ALMEIDA BRITO








Nasceu em Manaus em 09 de abril de 1858, mas veio para Belém, cidade-sede de suas atividades. Faleceu na capital paraense em 16 de setembro de 1919.
Foi poeta, contista, romancista, cronista, ensaísta e articulista de jornal. Paulino de Brito é um marco de grande importância na evolução cultural de nossa terra. Professor de Língua Portuguesa, ninguém o excedia nas questões do idioma. De personalidade forte, Paulino de Brito nunca se deixou contaminar pela influência dos modismos literários. Não se enquadrou em nenhuma classificação estética.
Escrevia tão somente para exprimir sentimentos e ideias, aspirações. Escrevia por ter algo a transmitir. Como poeta, fazia de sua obra uma “festa dos sentidos” nas palavras de Corrêa de Pinto. Seus sonetos traduziam, assim, toda a multiplicidade infinita da vida.
Publicações
O Homem das Serenatas — romance; Noites em Claro — Poesias, 1988; Contos — Livraria Universal: Tavares Cardoso & Cia. Pará, 1892; Cantos Amazônicos — Poesias: Ed. Alfredo Silva & Cia. Pará, 1900; Histórias e Aventuras — Livraria Editora Tavares Cardoso & Irmão, 1902; Colocação dos Pronomes — Artigos publicados no “A Província do Pará”. Livraria Ailland & Cia. Paris, 1907; Dolores – romance.

Nenhum comentário:

Postar um comentário