Projeto Memorias

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

RAIMUNDO DE MORAIS










Raimundo Morais nasceu em Belém em 15 de setembro de 1872 e faleceu na mesma cidade em 3 de fevereiro de 1941. Foi romancista e pesquisador das riquezas amazônicas e integrante da Academia Paraense de Letras. Como o pai do escritor era prático de embarcações que navegavam pela região amazônica, desde cedo Raimundo conheceu a grandeza da Amazônia. Bem jovem ainda tornou-se prático e piloto fluvial, tendo navegado pelos rios Purus e Madeira, comandando um navio batizado de “Rei Lear”. Esta embarcação, segundo nos conta a professora Célia Bassalo, na apresentação de “Os Igaraúnas” (1985), era um “antigo transatlântico, que na época transportava carvão para um pontão na boca do Pauhiny, afluente do Purus”.
Seus escritos eram sempre baseados em minuciosa pesquisa bibliográfica, trazendo, como ressalta Célia Bassalo: “Os usos e costumes, os índios, a crença e os tabus religiosos, os caracteres simbólicos na tanga de barro d amulher marajoara, o muiraquitã como amuleto de raras e misteriosas propriedades são cuidadosamente por ele observados”.

Publicações:
ProsaNotas de um jornalista, 1924; Na planície amazônica, 1926; Cartas da floresta, s.d; País das pedras verdes, s.d; O meu dicionário de cousas da Amazônia – 2 volumes, 1931; Anfiteatro amazônico, 1936; Aluvião, s.d; Os Igaraúnas, 1938; O mirante do baixo Amazonas, s.d; O homem do Pacoval, s.d; Ressuscitados, s.d; Notas sobre o Eldorado, s.d; À margem do livro e Agassiz, s.d; Machado de Assis, s.d; Histórias silvestres do tempo em que animais e vegetais falavam na Amazônia, s.d; Cosmorama, s.d.

Um comentário: