Projeto Memorias

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

RAFAEL COSTA









Nasceu no dia 03 de abri de 1933 na cidade de Peixe-Boi, no Estado do Pará e faleceu em 06 de dezembro de 2002 na cidade de Belém do Pará.
Estudou no Colégio Paes de Carvalho, onde foi matriculado quando tinha menos de 11 anos de idade. Desde muito novo, devido ao hábito da leitura, começou a escrever suas obras, que eram publicadas, sem que ele soubesse, pelo saudoso jornalista Mário Couto, em A Província do Pará. No ginásio, passou a colaborar na “Página do Estudante”, no jornal O Estado do Pará.
Foi morar em Macapá em 1957 em razão de sua aprovação, por concurso público, na ICOMI – Indústria e Comércio de Mineração S.A., como secretário bilíngue.
De volta a Belém, foi Secretário do “Curso de Formação de Ator”, depois transformado na Escola de Teatro da Universidade Federal do Pará, sob a direção de Maria Silvia Nunes.
Trabalhou no “Jornal do Dia” (1960-65), em A Província do Pará e no Diário do Pará. Venceu, e 1980, um concurso literário instituído pelo Governo do Estado do Pará, com a novela “O Mundo Mágico”, incluída depois na coleção Nossa Gente da editora FTD, de São Paulo.
Foi membro da Academia Paraense de Letras, cadeira número 01. Fundador e membro da Associação Paraense de Escritores e da Associação de Críticos Cinematográficos.

O motorista era do tipo tagarela. No pequeno trajeto entre o Centro e a Campina contou os seus ´causos´ do dia. Não parava nem para respirar, às vezes olhando de esguelha para mim no banco de trás. Um olho em mim e outro no trânsito.
Quando passamos pelo canal da Doca de Souza Franco, fez um gesto com a cabeça, esticando a beiçola como a apontar uma falha nas traves de proteção.” NAMORO PESADO

Publicações
O Mundo Mágico, novela, Editora FTD.



Nenhum comentário:

Postar um comentário