Projeto Memorias

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

FRANCISCO PAULO MENDES





Nasceu em Belém do Pará em 10 de janeiro de 1910 e faleceu na mesma cidade no dia 09 de maio de 1999. Foi um notável professor paraense que se dedicou à arte e à literatura. Formador de grandes poetas, juristas, intelectuais e jornalistas de nosso Estado. Era conhecido por seus alunos como “O mestre que sabia tudo”. Lutava por uma educação de qualidade para todos.
Estudou o curso secundário no Instituto Nossa Senhora de Nazaré e fez o superior na Faculdade de Direito do Pará, onde se formou em 1932. A partir de 1939 começou sua carreira como professor lecionando em vários colégios de Belém, dentre eles o Colégio Estadual Paes de Carvalho, o Instituto de Educação do Pará, Colégio Nazaré, Gentil Bittencourt, Colégio Moderno e Santo Antônio. Foi fundador da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal do Pará. Mendes também era um excelente crítico, falava da mediocridade do mundo, dos desmandos da política, sempre atento às mazelas da sociedade.
O professor era frequentador do Café Central, no Central Hotel, localizado na avenida 15 de Agosto (hoje Presidente Vargas) onde passava horas conversando com intelectuais da época, nas décadas de 40 e 50, de uma Belém glamourosa. Foi lá que conheceu a escritora Clarice Lispector, quando morou em Belém por seis meses, no ano de 1944, acompanhando o marido diplomata Maury, em missão no Estado.
Colaborou na imprensa nas revistas Terra Imatura e Novidade, além de dirigir, no período de 1946 a 1952 o suplemento literário do jornal A Folha do Norte . Foi homenageado num livro editado pela Secult e organizado por Benedito Nunes intitulado “O Amigo Chico, fazedor de poetas”, lançado pouco depois de sua morte.
Publicações
Raízes do Romantismo, tese apresentada para ocupar uma cadeira na Escola Normal.
O Amigo Chico, fazedor de poetas, livro-homenagem a Francisco Paulo Mendes (org. Benedito Nunes) Secult, 2001.

Um comentário:

  1. Eu fui aluno do Paulo Mendes no CEPC em 1960, 1961 e em 1961, no final do ano, em Dezembro eu peguei o Ita no Norte e fui para Fortaleza morar e namorar quando entrei na Fac. de Direito da UFC em março de 1962. na lembrança não há velhice
    https://tarcisio.wordpress.com/2018/04/21/uma-das-coisas-foi-lidice-que-na-verdade-foi-como-um-relampago/

    ResponderExcluir