Projeto Memorias

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

RONALDO BANDEIRA






Antonio Ronaldo Bandeira dos Santos nasceu em Belém do Pará em 12 de junho de 1943. Faleceu na mesma cidade a 30 de junho de 2008. Foi jornalista e escritor (poeta, cronista e romancista). Entre o Rio de Janeiro e Belém, cursou Comunicação Social (PUC-RJ), estagiou na Rádio Jornal do Brasil e atuou em jornais, revistas e editoras, seja como diagramador ou editando textos nas publicações. Em Belém ainda graduou-se em Economia pelas antigas Faculdades Integradas do Colégio Moderno (FICOM).
No Pará foi fundador e editor-geral do jornal “Diário do Pará”; trabalhou também em “O Estado do Pará” e “A Província do Pará”. Foi vice-presidente e depois presidente da Associação Paraense de Escritores (A.P.E). Também integrou a União Brasileira de Escritores, Associação Brasileira de Imprensa e Associação Brasileira de Jornalismo Científico.
Quando da edição do livro “Esquerda, Volver”, em 1992, o escritor e crítico literário Acyr Castro assim falou sobre Ronaldo Bandeira: “Um escritor que põe no papel sua visão de mundo como se a captasse, pura, espontânea, daquilo que lhe nasce ao olhar; o mundo ante os seus olhos atentos por entre compassivos e perpspicazes”. E complementa Castro: “A arte, segundo esse autor, alerta para o que ocorre em torno de si, só ganha significado se a vida tiver sentido”.

PUBLICAÇÕES:
PoesiaCanto & contracanto, 1980; Elegia Amazônica, 1985. ProsaMais infinito, menos infinito (romance), 1985; Esquerda Volver (contos), 1992; Os jardins de Getsêmani (romance), 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário