Projeto Memorias

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

WILSON FONSECA







 

Wilson Dias da Fonseca nasceu em Santarém em 17 de novembro de 1912 e faleceu em Belém no dia 24 de março de 2002. Foi maestro, compositor e escritor. Consta que compôs mais de 1.700 músicas. Inspirado compositor, Isoca, como era carinhosamente chamado por familiares e amigos, se utilizava das lendas, dos mitos, dos temas folclóricos da Amazônia para se comunicar através das canções. Na sua terra natal há uma escola de música que leva o nome do maestro, atestando sua importância para o Pará. Foi funcionário do Banco do Brasil desde 1941 até sua aposentadoria em 1972.
Músico autodidata, Isoca era filho de músico: seu pai foi o maestro José Agostinho da Fonseca (1886-1945). Wilson Fonseca integrou a Academia Paraense de Música, ocupando a cadeira nº 24, a qual tem como patrono seu pai e sendo atual ocupante Vicente José Malheiros da Fonseca, filho do maestro e músico também. Na Academia Paraense de Letras ocupou a cadeira nº 7, sendo empossado a 15 de setembro de 1995.
Em “Ritmos & Cantares” o memorialista Alfredo Oliveira, citando Vicente Salles, lembra que este assim definiu o mestre Isoca: “É uma oferenda musical de Santarém”. E ressalta Oliveira: “Ouso acrescentar que ele me parece um Ernesto Nazareth batizado pelas águas tapajônicas”.

PUBLICAÇÕES
Prosa - Meu Baú Mocorongo (6 volumes), s/d.

Nenhum comentário:

Postar um comentário