Projeto Memorias

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

PEDRO TUPINAMBÁ






Nasceu no dia 19 de novembro de 1919 na cidade de Manaus/AM e faleceu na cidade de Belém em 15 de setembro de 2011. Em 1938, veio para Belém do Pará, onde fixou residência. Escritor, folclorista, poeta e jornalista. Pedro Tupinambá foi eleito para a Academia Paraense de Letras e ocupava a cadeira de número 36, cujo patrono foi Terêncio Porto. Era coronel médico da Reserva da Aeronáutica.
Fez Medicina Especial de Saúde da Aeronáutica e Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica, também o curso de Direção de Serviços (Ecemar) e de Segurança nacional e Desenvolvimento (Adesg). O Cursou Folclore na Faculdade de Filosofia da Universidade Federal do Pará. Além de pertencer à Academia Paraense de Letras, era membro da Associação Brasileira de Folclore (São Paulo), da Comissão Paraense de Folclore (Belém), do Instituto Histórico e Geográfico (Belém), da Sociedade Brasileira de Escritores Médicos (São Paulo), da Sociedade Brasileira de Folk-Lore (Natal) e Societé dês Poètes et Écrivains Regionalistas (Nimes-França).
Pedro Tupinambá foi um escritor premiado. Recebeu 3º lugar no 18° Concurso “Mário de Andrade” (monografias sobre temas do Folclore Nacional – São Paulo). Também recebeu Menção Honrosa da Academia Paraense de Letras, além, de inúmeras condecorações. Na imprensa: colaborou nos seguintes órgãos: “Folha do Norte”, “Amazônia” (revista), “Labor” (revista – Manaus)

TROVAS
Céu azul, manhã risonha
nas areias do Farol.
Julho brinca, ri e sonha
E a Ilha namora o sol.

Saudade é sonho, ventura,
ilusão, favo de mel...
É um mundo de doçura,
com uma gota de fel

Publicações
Mosaico Folclórico – Imprensa Oficial do Estado do Pará, Belém, Pará – 1969; Batuques de Belém – Imprensa Oficial do Estado do Pará, Belém, Pará – 1973. A Festa do Jabuti – Falangola, Belém, Pará, 1995; Maria Igarapé (crônicas). Belém-PA, 1997.

Um comentário: