Projeto Memorias

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

MACHADO COELHO










Inocêncio Machado Coelho nasceu em Belém a 17 de maio de 1909. Faleceu na mesma cidade no dia 23 de novembro de 2001. Estudou inicialmente em Bragança (PA), cidade na qual seu pai, que era fiscal dos Correios e Telégrafos, residiu durante alguns anos. Em Belém, seguiu seus estudos no antigo Lyceu Paraense, hoje Escola Estadual Paes de Carvalho.
Foi jornalista, tendo atuado nos jornais Estado do Pará, Folha do Norte e A Província do Pará. Neste último manteve, de 1952 e 1953, a coluna "Sapos e Estrelas". Foi diretor do Museu Paraense Emilio Goeldi na década de 1940. Integrou a Academia Paraense de Letras (APL), o Conselho Estadual de Cultura e o Instituto Histórico e Geográfico do Pará.

PUBLICAÇÕES
ProsaMinhas Canções de Verlaine, 1951; Machado de Assis, 1963; O feitiço na literatura, na arte e na vida, 1963; Sapos & Estrelas, 2005.

Um comentário:

  1. O vol.III da série Vozes da Amazônia, editado pela Valer (Manaus, AM) traz um ensaio sobre Machado Coelho. Talvez os que desejem conhecer o talento de um dos melhores tradutores de Paul Verlaine não perderiam tempo se o lessem.

    ResponderExcluir