Projeto Memorias

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

MEIREVALDO PAIVA








Nasceu em 22 de novembro de 1939. Faleceu aos 70 anos, no dia 23 de março de 2010, em Belém do Pará.
Bacharel, licenciado e livre docente em Letras pela UFPA, Meirevaldo Paiva foi professor do Ensino Fundamental, Médio e Superior - do pré-escolar ao mestrado (Belém e municípios). Professor dos colégios Moderno e Nazaré e fundador da Escola Gratuita Padre Champagnat.
Publicou, entre outros, “O livro didático e o jornal”. A contemporaneidade e a pós-modernidade são temas de seus artigos no jornal O LIBERAL, de palestras e conferências, de consultorias educacionais e culturais e de seus cursos de atualização profissional. É coordenador de Educação e Cultura do programa “O LIBERAL na Escola”.
Municipalista, foi o formulador da “Pedagogia da Resposta”, aplicada no povoado de Magnificat, no município de Itapecuru-Mirim (MA), além de ser delegado regional do Ministério da Educação (MEC). Parceiro das Organizações Romulo Maiorana (ORM), o professor teve papel fundamental no processo de criação e difusão do programa O Liberal na Escola.
“Em Magnificat, povoado a nove quilômetros da sede do município de Itapecuru-Mirim, no Maranhão, crianças e adultos já perceberam que lugar de ensino não é só na escola. Ensino e educação em Magnificat também se fazem na escola, como extensão de uma consciência que abrange toda a comunidade. Antes mesmo de pegar no lápis para as lições do ano letivo, os alunos aprendem a se alimentar, a ferver a água de beber, a manter a higiene de suas casas, entre outras tarefas simples que lhes garantem a qualidade de vida. Também aprendem primeiro a história e a geografia do povoado para depois conhecerem a do Brasil e do mundo.”

Publicações
O Livro Didático e o Jornal, 1999; Sementes do conformismo, 2003.

Um comentário: